EUROPA
Informações importantes sobre a Europa:
- A área do continente europeu é de 10.498.000 km².
- A população da Europa é de 744,7 milhões de habitantes (estimativa 2006).
- A moeda mais importante da Europa é o Euro (moeda oficial da União Europeia), que circula em 16 países.
- A densidade demográfica da Europa é de 101 habitantes por quilômetro quadrado.
- O nome do continente tem sua origem na mitologia grega, pois Europa era uma mulher muito linda que despertou o interesse de Zeus (deus dos deuses).
- No geral, a economia dos países é bem desenvolvida, sendo que as mais fortes são: Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha.
Curiosidade:
- Os dois menores países da Europa são: Vaticano (0,4 km2) e Mônaco (1,95 km2).
Vegetação:
-A vegetação da Europa é variada devido os diferentes solos e climas, desse modo, podem ser identificados diversos tipos de vegetações, dentre elas estão:Tundra: essa cobertura de vegetação é comum em regiões polares.Acontece apenas quando há o degelo.Como esse período é curto, as espécies precisam ser fortes e rápidas para aguentar baixas temperaturas ou outras intempéries climáticas.Exemplos: liquens, musgos, arbustos baixos e ervas.
-Floresta de coníferas: Também conhecida como Taiga e Floresta Boreal, leva muito tempo para se desenvolver para o estágio adulto.Suportam baixas temperaturas e pouca incidência de luz.
-Floresta temperada: Vegetação foi quase predominante na Europa, mas graças a devastação humana, está reservada apenas a poucos parques e reservas florestais.Uma característica desse tipo de vegetação é que as folhas caem com frequência, nutrindo o solo.
-Vegetação mediterrânea: Concentrada ao sul da Europa.Basicamente encontramos plantas arbóreas, arbustos e/ou herbáceas.Especificamente no sul europeu, existem as xerófilas.São resistentes a longos períodos de seca, de estiagem, de climas extremos.
-Vegetação de altitude:Temperatura baixa, com vegetais pequenos e mais raros.
-Floresta boreal:Norte do continente, com a predominação dos pinheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário