A Ásia - Por um olhar geográfico
O continente asiático é conhecido como um continente de contrastes, pois é caracterizado por uma historia marcada pelas grandes civilizações, como a Sinica (China, Mongólia, Coréia do Norte e do Sul, Sudeste Asiático e Taiwan), a islâmica e a hindu. Esse continente possui uma grande diversidade cultural e natural, com um grande desenvolvimento econômico, com países ricos como o Japão, e outros muito pobres, como Bangladesh.
Além dessa pluralidade, o continente apresenta paisagens bem diversificadas, como as planícies da Sibéria, os planaltos da China e da Mongólia, a cadeia montanhosa do Himalaia e as aglomerações urbanas do litoral Chinês, da Índia e do Japão.
O continente asiático é dividido e, seis regiões: Ásia Central, Ásia Setentrional ,Ásia Meridional, Oriente Médio, Extremo Oriente e Sudeste Asiático.
Ásia Central
Aregião da Ásia Central é formada por cinco países situados no leste do Mar Cáspio: Cazaquistão, Turcomenistão, Tadjiquistão, Quirguistão e Uzberquistão, onde predominam populações eslavas de origem turca.
Em relação ao aspectos físicos da Ásia Central pode-se dizer que ela possui uma área de 4 milhões de KM², onde apresenta um relevo de planícies e altos planaltos no leste, se falar de montanhas na divisa com o Oriente Médio.
Já a vegetação é formada por estepes e espécies típicas de áreas desérticas. Onde a causa desse tipo de paisagem natural ocorre por causa do predomínio de climas secos, árido e semi-árido na região.
Os rios Syr Daria e Amu Daria se destacam na rede de hidrografia da região, que possui muitos cursos de água temporários, conseqüente de baixos índices pluviométricos.
Política e economia da Ásia Central
A Ásia Central é marcada por conflitos étnicos, esses conflitos, junto com o clima desfavorável para a agricultura, gera uma estrutura social e econômica precária, marcada por uma instabilidade política e miséria da população. Por exemplo os países Tadjiquistão e Uzberquistão que ocupou em 2004 o 122º e o 113º lugar no ranking do IDH e da ONU.
Ásia Setentrional
Localiza-se na Zona Glacial Ártica abrangida pela Rússia em toda sua extensão.
Apresenta climas polar e subpolar, com longos invernos, onde as temperaturas chegam a 50 °C negativos.
A vegetação é adaptada a essas condições climáticas. Onde predomina as Florestas de Coníferas, Tundra e de Taiga.
A hidrografia é formada por rios como Ob, Ienssei e o Lena, que geram energia elétrica em seus trechos de planalto ao sul.
Grandes campos são explorados para o petróleo e gás na região, onde há também grandes plantações agrícolas que se beneficiam do solo rico em nutrientes.
Ásia Meridional
O sul da Ásia é uma região geográfica da Ásia que inclui o subcontinente indiano e os territórios na sua proximidade. Está rodeado (de oeste a leste) pela Ásia Ocidental, Ásia Central, Ásia Oriental e pelo Sueste Asiático.
O Sul da Ásia é um conjunto regional que vai do Irã, a oeste, até ao Bangladesh, a leste, abrangendo o Irã, o Paquistão, a Índia, o Sri Lanka, as Maldivas, o Nepal, o Butão e Bangladesh. Essa é uma das regiões mais pobres do mundo. Todos os países, sem nenhuma exceção, apresentam baixíssima renda per capita. São altos os níveis de pobreza e subnutrição nessa parte da Ásia. Apenas a Índia apresenta um certo grau de industrialização.
Na Ásia Meridional, a agricultura se caracteriza pelo cultivo de pequenas extensões de planícies aluviais cuja produção é basicamente destinada á subsistência, dependendo principalmente, dos cereais e de tecnologias já ultrapassadas.O arroz é o alimento básico.
Oriente Médio
O Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio Oriente é uma sub-região da África-Eurásia (partes da Turquia estão na Europa, e o país é considerado por alguns como parte da última), sobretudo da Ásia, e partes da África Setentrional. Comparada com o restante da Ásia, é uma região geograficamente pequena, com uma área aproximada de 7 200 000 km². A população do Oriente Médio é de 270 milhões de habitantes.
O clima predominante no Oriente Médio é seco (desértico) e a região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são o Tigre e o Eufrates, entre os quais há a Mesopotâmia, região muito fértil para a agricultura e berço da civilização mesopotâmica.
A religião predominante no Oriente Médio é o islamismo. Existe a adoração a Alá e a população segue os ensinamentos do profeta Maomé, registrados no Alcorão, o livro sagrado. Para os muçulmanos, Meca, na Arábia Saudita, é uma cidade sagrada.
O Oriente Médio encontra-se em difíceis situações, pela posse de territórios (Israel, Líbano e Palestina), a entrada de forças da Coalizão no Iraque, e as ameaças sobre o projeto nuclear iraniano.
Extremo Oriente
O Extremo Oriente, ou Ásia Oriental, é uma sub-região da Ásia. Com uma área de aproximadamente 6 640 000 km², ocupa perto de 15% do continente.
Tradicionalmente é composto pelos seguintes países: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão e Taiwan.
Com mais de 1,5 bilhão de habitantes, cerca de 40% de todos os asiáticos, e um quarto da população do mundo, vivem no Extremo Oriente, o que faz desta região um dos locais mais populosos do mundo. A densidade populacional no Extremo Oriente é de 210 habitantes por km², ou seja, mais de cinco vezes a média mundial.
A história do Extremo Oriente, assim como a do sudeste asiático, estão intimamente ligadas com a da China. Por exemplo, todos os países da Ásia oriental usaram caracteres chineses em algum ponto da sua história.
Sudeste Asiático
Para terminar temos o Sudeste asiático que é uma das cinco regiões da Ásia e engloba uma parte do continente, incluindo a Indochina e uma grande quantidade de ilhas.
O Sudeste Asiático abrange duas penínsulas, a da Indochina (onde encontramos cinco países como: Mianma-antiga Birmânia-, Taialândia, Camboja, Laos e Vietnã) e a Malaia (onde encontramos dois países: Malásia e Cingapura) e um grande arquipélago (onde encontramos quatro países: Filipinas, Indonésia, Brunei e Timor Leste).
O relevo do Sudeste Asiático nos domínios peninsulares é marcado pelo predomínio de baixos planaltos e planícies. Essas terras baixas são drenadas por cursos de água de grande importância regional, como, por exemplo, o Mekong, que banha terras de Mianma, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã, sendo que no Vietnã ele forma um amplo delta, antes de desembocar no mar da China Meridional.
Nos domínios peninsulares do Sudeste Asiático predomina o clima tropical úmido sujeito ao regime de monções, o que favorece a ocorrência de florestas tropicais. No domínio do arquipélago, constata-se a existência do clima equatorial, o que contribui para que grande parte do seu território seja coberta, a exemplo do que ocorre na Amazônia, na América do Sul, e no Congo, África, por uma exuberante floresta equatorial.
Pesquisa de Ricardo Pereira
Pesquisa de Ricardo Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário